Tal qual acontece todos os anos, sempre surge um assunto que gera bastante polêmica dentro do Campeonato Paraense. E neste ano de 2024, o grande conflito que tem causado e gerado debate entre os torcedores, imprensa, e membros envolvidos dentro dos clubes que estão disputando a competição, é com relação a permissão para inversão de mando de campo dentro das partidas. Vale destacar que a inversão foi uma questão aprovada por todos os 12 times participantes, através de reunião extraordinária do congresso técnico, no último dia 30 de janeiro, de forma unânime.
A medida, segundo a FPF, foi adotada devido à carência de estádios em boas condições no estado. A falta de praças esportivas com gramados adequados é uma realidade que tem gerado discussões e críticas por parte dos jogadores e técnicos. E sobre isso, o técnico do Paysandu, Hélio dos Anjos, teceu diversas críticas ao ser indagado durante entrevista coletiva ocorrido na última semana que passou. “Tem coisas positivas e negativas, como o caso da inversão do mando de campo. Ou melhor, vender o custo do jogo. Eu não admito, não aceito. Aquela história: o jogo será em Canaã, mas traz o jogo para Belém. Eu falo isso da nossa parte, e de todos os adversários. Eu acho um absurdo!”, disparou.
O treinador alviceleste prossegue: “Não posso discutir os motivos, porque eu não tenho conhecimento dos motivos. Isso deixa na minha concepção, uma preocupação maior com o campeonato e esse tipo de situação que só existe praticamente no futebol paraense. Se você buscar nos campeonatos parelhos com o nosso, de equilibro igual o nosso, tipo o mineiro, gaúcho, catarinense, pernambucano, o único que tem isso é aqui e é uma critica que eu posso fazer, pois estou envolvido no campeonato. Não gosto dessas questões que traz o jogo pra dentro de casa, o adversário recebe uma cota e a coisa fica desse jeito. Fica um pouco feio para o futebol”, afirmou.
A situação dos gramados, especialmente nos estádios do interior, tem sido uma preocupação constante no Parazão 2024. Até o momento, apenas uma partida teve a inversão de mando de campo confirmada e já realizada dentro da competição, que foi o confronto entre Tapajós 1 x 3 Clube do Remo, disputado na última quarta-feira (14), no Estádio Baenão. A partida inicialmente estava programada para acontecer na Arena Verde, em Paragominas e por conta dos problemas estruturais no local, o jogo foi transferido para Belém. Além do mais, o Tapajós realizou acordo com o Remo em receber uma cota fixa do jogo enquanto que os azulinos ficaram com a renda da disputa.