O Paysandu, conhecido pela força em seus domínios, enfrenta uma dificuldade significativa quando joga longe do estado do Pará. Com quase 100% de aproveitamento em Belém, o time bicolor ainda não conseguiu conquistar uma vitória quando atuou fora de casa nesta temporada. Em três jogos disputados em território distante do Paraense, o Lobo saiu derrotado em duas ocasiões e empatou em uma.
Esse desempenho abaixo do esperado teve repercussões negativas, resultando na eliminação precoce na Copa do Brasil e deixando o time em desvantagem nas quartas de final da Copa Verde. Na primeira fase da Copa do Brasil, o Paysandu enfrentou o Ji-Paraná no Estádio Biancão, em Rondônia, e ficou apenas no empate sem gols contra o time sem divisão.
Na fase seguinte, o Juventude venceu os bicolores por 3 a 1, no Alfredo Jaconi, eliminando-os da competição nacional. Já na disputa pelas quartas de final da Copa Verde, o Paysandu foi derrotado pelo Manaus na Arena da Amazônia. O time paraense marcou apenas um gol em seus jogos fora de Belém, enquanto sofreu quatro gols.