Os campeonatos estaduais e a Copa do Nordeste, continuam em evidência no cenário esportivo nacional, mas ao mesmo tempo, os presidentes dos clubes que compõem a Liga Brasileira de Clubes (Libra), incluindo o Paysandu, se reuniram no Hotel Hilton, em São Paulo, para discutir as opções relacionadas aos direitos de transmissão do campeonato. Os dirigentes optaram por dar continuidade às negociações com a Rede Globo, rejeitando a unificação com o Forte Futebol e o Grupo União.
A reunião foi conduzida por Silvio Matos, publicitário indicado pela Codajas, empresa que representa a Libra. Ele apresentou três opções aos representantes dos 19 clubes da liga. A primeira opção era prosseguir com a negociação com a Globo, que ofereceu R$ 1,3 bilhão, dividido entre os clubes de Séries A e B. A segunda possibilidade era aceitar a proposta do Mubadala, fundo de investimentos dos Emirados Árabes, para criar uma agência que venderia os direitos de transmissão, com garantia mínima de R$ 1,4 bilhão. A terceira opção era a unificação com o Forte Futebol e o Grupo União.
A decisão pela continuidade das negociações com a Globo coloca pressão no bloco que defende a unificação, uma vez que os clubes da Libra entendem que já possuem uma oferta vantajosa. Os detalhes da contraproposta feita pelos investidores do Forte Futebol e do Grupo União envolvem garantias de receitas e participação no faturamento que ultrapassar determinado valor. O desfecho dessa disputa impactará diretamente o futuro dos direitos de transmissão do futebol brasileiro.
Sobre os direitos de transmissão dos jogos do Paysandu, ao ser questionado no ato da assinatura contratual para ingressar a Libra, ainda em outubro de 2023, o presidente Maurício Ettinger destacou: “Demos um passo importantíssimo para o futuro do Paysandu na Série B e, se Deus quiser, visando a Série A do Campeonato Brasileiro. Garantimos assim a vantagem de negociar, juntamente com um bloco fortíssimo do futebol, o direito de transmissão dos nossos jogos em todos os meios de comunicação. Sucesso ao nosso clube”, disse.