Durante a primeira reunião do ano de 2024 do Comitê Integrado de Gestores de Segurança Pública (Cigesp), realizada nesta terça-feira (12), foi anunciada a criação do Comitê Integrado de Monitoramento e Controle de Torcidas Organizadas e Eventos Esportivos. A iniciativa, coordenada pelo Cigesp, visa atender às disposições da Lei Geral do Esporte, nº 14.597/2023, que estabelece medidas governamentais para redução de manifestações antidesportivas.
O novo Comitê tem como objetivo estabelecer um protocolo permanente para discussão, análise e acompanhamento das políticas e estratégias adotadas pelos órgãos de segurança do Estado e instituições parceiras. Esse monitoramento visa a prevenção e repressão mais eficiente da violência e práticas criminosas decorrentes de eventos esportivos, especialmente aqueles que envolvem torcidas organizadas.
Segundo Ualame Machado, titular do Cigesp e da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, o Comitê será composto por membros de todas as forças de segurança do Estado, visando monitorar os movimentos de torcidas organizadas em eventos esportivos e outros grandes eventos que reúnem muitas pessoas.
“Com o Comitê, queremos não só exigir o cadastramento das torcidas organizadas, conforme previsto no Estatuto do Torcedor, mas também controlar o fluxo de acesso aos eventos e sugerir melhorias aos organizadores”, afirmou Ualame Machado.
O secretário ressaltou ainda a importância do Comitê para garantir a segurança dos frequentadores desses grandes eventos, mencionando iniciativas como o reconhecimento facial nas catracas do estádio Mangueirão. Ele enfatizou que o objetivo é melhorar a prestação do serviço e proporcionar um ambiente seguro para todos os cidadãos que desejam prestigiar os eventos esportivos no estado do Pará.