Os clubes Sport, Ceará e Fortaleza apresentaram um pedido à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para que a Taça Norte-Nordeste seja reconhecida como um Campeonato Brasileiro. A solicitação foi tornada pública na última quinta-feira (8) pelo Ceará, que esclareceu que o pleito refere-se aos torneios disputados entre os anos de 1960 e 1970. O objetivo é equiparar a Taça Norte-Nordeste à Taça Roberto Gomes Pedrosa, realizada de 1967 a 1970 e reconhecida como Campeonato Brasileiro em 2010.
O pedido destaca a intenção de comprovar, por meio de documentos e avaliações históricas, o status nacional da competição, que ficou conhecida na época como “Brasileirão do Norte”. A Taça Norte-Nordeste foi disputada entre 1968 e 1970, organizada pela antiga Confederação Brasileira de Desportos (CBD), predecessora da CBF. O pedido dos clubes nordestinos busca o reconhecimento do torneio como parte integrante da história do futebol brasileiro
Entre os clubes participantes do pedido de reconhecimento dos títulos, o Clube do Remo, campeão do torneio em 1971, diante do Itabaiana-SE dentro do Baenão, ao que tudo indica está fora da ação, pois a documentação enviada à CBF abrange apenas os torneios realizados de 1960 a 1970. Em 1971, a competição passou a ser uma fase regional da Série B do Campeonato Brasileiro, que teve sua primeira edição com o Leão azul paraense ficando com o vice-campeonato nacional para o Villa Nova-MG. O Leão também foi vice da Norte-Nordeste em 1968 e 1969.
Vale lembrar que dias atrás, por ocasião do aniversário de 119 anos de fundação do Clube do Remo, a CBF divulgou em seu site oficial, uma nota parabenizando a data e destacando os feitos do clube, como o titulo da Série C de 2006, os 47 estaduais e a Copa Verde em 2021. Uma menção especial foi feita aos tricampeonatos da Copa Norte nas temporadas de 1968, 1969 e 1971. A CBF esclareceu que, na época, a competição era denominada “Torneio do Norte” e fazia parte do Torneio Norte-Nordeste, organizado pela então Confederação Brasileira de Desportos (CBD).