A Federação Paraense de Futebol (FPF) tem o prazer de anunciar o sucesso alcançado por seus árbitros no recente teste habilitatório da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para o ano de 2024. Realizado no último dia 08 de março, esse teste representou uma etapa crucial para determinar a participação de um total de 18 homens e 05 mulheres em jogos de competições nacionais organizadas pela CBF.
Os árbitros paraenses que participaram do teste obtiveram mais de 90% de aprovação, um resultado que testemunha o compromisso e dedicação dos profissionais da arbitragem do estado. O teste habilitatório consistiu em exames teóricos e práticos, conforme explicado por Francisco Morgado, instrutor da CBF: “A gente aplicou o que chamamos de avaliação habilitadora para competições nacionais. A primeira parte a gente fez no prédio da FPF submetendo os árbitros a uma prova teórica de regras e a segunda parte na pista de atletismo do Mangueirão, que são os testes práticos e físicos para habilitação dos árbitros nas competições nacionais.”
Este resultado é motivo de grande satisfação para todos os envolvidos no cenário do futebol paraense. O presidente da Comissão de Arbitragem da FPF, Fernando Castro, expressou sua alegria com as aprovações: “Estamos muito felizes com a aprovação de um número expressivo de árbitros que fizeram os testes, em especial as 5 mulheres aprovadas, sendo 3 delas com índice masculino.”
Entre as árbitras aprovadas, destaca-se o esforço notável de Nayara Lucena, que compartilhou sua jornada de superação: “Venho batalhando há 3 anos para tentar conseguir o índice masculino. Ano passado, infelizmente, eu tive uma série de lesões e consegui entrar apenas no índice feminino. Estou treinando desde que me recuperei da lesão e, graças a Deus, hoje foi possível realizar esse sonho de alcançar o índice masculino que é tão difícil para nós mulheres.”